sábado, 31 de dezembro de 2011

Saiba como foi agenda do Papa em 2011




Arquivo
O papamóvel no meio da multidão de jovens que recebeu Bento XVI em Madri, em Agosto de 2011
Assim como nos anos anteriores, o Papa Bento XVI teve agenda cheia em 2011. O Santo Padre, após ter celebrado a tradicional Missa de Ano Novo, na Solenidade de Maria Mãe de Deus, se dirigiu cinco dias depois ao Hospital Policlínico Gemelli de Roma, onde encontrou-se com crianças enfermas. No discurso, o Papa demonstrou seu afeto aos pequenos proferindo palavras de esperança a todos os internados do hospital.

“Obrigado a vós, crianças, que me recebeis: gostaria de dizer que vos amo e estou próximo de vós com a minha oração e o meu afeto, para vos dar a força de enfrentar a doença” (Bento XVI, 06 de janeiro de 2011)


Em 20 de março, como bispo de Roma, o Papa foi ao encontro dos fiéis da cidade para dedicar a Paróquia de São Corbiniano, fundador da diocese de Munique, Alemanha, da qual Bento XVI foi arcebispo.

Atendendo a um convite da associação das famílias dos mártires mortos pela liberdade da Pátria, o Pontífice visitou as Fossas Ardeatinas, onde aconteceu o Massacre nazista de 1944 que deixou mais de 300 mortos, os quais eram oficiais dos grupos clandestinos de resistência militar.

“Também eu, como Bispo de Roma, cidade consagrada pelo sangue dos mártires do Evangelho do Amor, venho prestar homenagem a estes irmãos, mortos a pouca distância das antigas catacumbas”, enfatizou o Pontífice em 27 de março de 2011.

Catequeses

Em 2011, Bento XVI deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre as grandes mulheres e teólogos do período medieval, iniciado em 2010. Logo em seguida, mais precisamente em 2 de fevereiro de 2011, o Papa fez um pequeno ciclo sobre alguns doutores da Igreja começando por Santa Teresa D'Àvila. Em maio, ele iniciou o ciclo de catequeses sobre a oração, o qual ainda está sendo realizado.

Viagens pela Itália

O Papa realizou em 2011, cinco viagens em território italiano, entre as quais destacam-se a visita a Ancona, em 11 de setembro de 2011, por ocasião do Congresso Eucarístico Nacional e a visita a Assis, Itália, onde participou do Encontro de oração, reflexão e diálogo pela paz que reuniu representantes de diversas religiões, em 27 de outubro de 2011.

Viagens Internacionais

Bento XVI cumpriu quatro viagens apostólicas internacionais neste ano. A primeira foi à Croacia, de 4 a 5 de junho, a segunda foi a Madri, por ocasião da 26ª Jornada Mundial da Juventude, em agosto; a terceira foi à sua terra Natal,Alemanha, de 22 a 25 de setembro. Por fim, o Santo Padre visitou Benin, na Africa, onde entregou a sua nova Exortação Apostólica pós-sinodal Africae Munus, o Compromisso da África.

Fonte: Mirticeli Medeiros
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário