terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dom Odilo celebra 35 anos de ordenação sacerdotal nesta quarta



O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, completa 35 anos de ordenação sacerdotal nesta quarta-feira, 7. Para marcar a data, ele presidirá uma Missa na Catedral da Sé às 18h.

O site da arquidiocese divulgou o perfil de Dom Odilo no Twitter e sua página no Facebook para as pessoas que quiserem deixar sua mensagem ao cardeal.

Biografia

Nascido em Cerro Largo (RS), filho de Edwino Scherer e Francisca Wilma Steffens Scherer, logo na infância, foi para o Paraná, onde ingressou no seminário da Diocese de Toledo.

Foi na cidade de Quatro Pontes, que recebeu a ordenação presbiteral, pela imposição das mãos de Dom Armando Círio, então bispo diocesano de Toledo.

Como padre, Dom Odilo exerceu as funções de reitor e professor no Seminário Diocesano São José, em Cascavel (PR) e no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, em Toledo. Foi também professor em várias universidades da região, vigário paroquial e pároco da paróquia-catedral Cristo Rei. Em Toledo, também foi colaborador direto de Dom Geraldo Majella Agnelo, atual cardeal arcebispo emérito de Salvador (BA).

De 1985 a 1988, foi membro da Comissão Nacional do Clero, da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), e da Comissão Teológica do Regional Sul 2, de 1992 a 1993.

Foi também como padre que Dom Odilo fez mestrado em filosofia e doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Quando foi nomeado bispo, em 2001, o então monsenhor Odilo era oficial da Congregação para os Bispos, na Santa Sé.

Em abril de 2007, foi designado pelo Papa Bento XVI como novo arcebispo de São Paulo, e em novembro do mesmo ano, foi nomeado cardeal.

Da Redação, com Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário