segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dom Damasceno concelebra com o Papa no dia de Nossa Senhora de Guadalupe

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, será um dos concelebrantes na missa solene presidida pelo Papa Bento XVI em Ação de Graças pelo bicentenário de independência de alguns países da América Latina. A celebração será no dia 12 de dezembro, às 17h30 (horário de Roma, 14h30 de Brasília), na Basílica de São Pedro. Dia 12 de dezembro é celebrada a festividade de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.

A missa será transmitida ao vivo pelo CTV. Esta iniciativa, segundo matéria da Rádio Vaticano, é um gesto de atenção, de afeto e de solidaridade por parte do Papa para com os povos e as nações do “Continente da esperança”. É também uma expressão da solicitude pastoral com a qual Bento XVI abraça estes povos de Jesus Cristo, que representam 40% dos batizados na Igreja Católica do mundo inteiro. É ainda sinal da contribuição original que a Igreja Católica está oferecendo para comemorar, à luz da verdade histórica, estes 200 anos de independência, para melhor iluminar a atual situação da América Latina e para nutrir a esperança em um futuro de paz e de justiça.


História
As comemorações do “Bicentenário da Independência” assumiram grande importância e repercussão nos países latino-americanos. As celebrações que já ocorreram, e que continuarão nos próximos anos, envolvem o trabalho dos Estados, das administrações públicas nacionais e regionais, das universidades e dos institutos acadêmicos, numerosas Ongs, além da sociedade civil.

Estão envolvidas também as Igrejas locais na América Latina e o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM). Existem numerosos documentos e declarações das Conferências Episcopais e dos Bispos. Também foram criados vários programas eclesiais de celebração em nível litúrgico, acadêmico e editorial.

Estas celebrações se concentram especialmente no período entre 2010 e 2014, apesar de o Brasil e o Peru comemorarem 200 anos de independência entre 2020 e 2022. Contudo, o processo de emancipação da América Latina ocorreu entre 1808 e 1824. O Haiti foi o primeiro país, em 1804, e Cuba, em 1898.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário