quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Bento XVI incentiva jovens a "abrirem percursos de confiança"


Berlim, cidade símbolo para todos aqueles que buscam superar muros de separação para difundir confiança, acolherá, a partir desta quarta-feira até o próximo domingo, 1º de janeiro, mais de 30 mil jovens – provenientes de diversos países – para a "Peregrinação da confiança", o encontro promovido pela Comunidade ecumênica de Taizé.
São muitas as mensagens enviadas aos participantes do encontro de Berlim. Bento XVI encoraja os jovens a "aprofundarem as fontes da confiança", a "abrirem percursos de confiança no mundo inteiro".
"A confiança não é cega ingenuidade", escreve Bento XVI dirigindo-se aos jovens. "Libertando-se da escravidão do medo esta confiança, adquirida na fé de vocês em Cristo e na vida de Seu Espírito Santo em seus corações, torna-os mais capazes de ver longe e disponíveis para responder aos numerosos desafios e dificuldades que os homens e as mulheres de hoje devem enfrentar" – acrescenta o Santo Padre.
Por sua vez, em sua mensagem, o Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I – recordando que a vida é comumente comparada a "um caminho análogo a uma peregrinação – ressalta que "a solidariedade não deve ser unicamente o slogan de certos partidos políticos".
Mas se trata de uma promessa que compromete a pessoa humana na sua inteireza", quer no plano da ação, quer no plano da oração.
Por outro lado, o Patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Kirill, recorda que o profundo compromisso da solidariedade humana se radica na Revelação que nos foi feita através dos eventos do Natal: "a filiação divina de todos os homens, e, portanto, a irmandade entre eles, superando toda diferença nacional e social".
Por sua vez, o Arcebispo de Cantuária e Primaz da Comunhão Anglicana, Dr. Rowan Williams, escreve dirigindo-se aos jovens: "Deus está com vocês em todas as coisas" e "torna o horizonte sempre mais vasto e estimulante".
Num mundo em que há "desconfiança em relação às instituições" e muitas pessoas estão "desiludidas com a ordem estabelecida" – explica o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon –, a solidariedade "é o verdadeiro fundamento para soluções globais".
Uma solidariedade – ressalta o Presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy – ligada à pessoa de Jesus Cristo que seja capaz de gerar "um amor concreto, inserido na realidade do mundo".
Por fim, a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, recorda que em Berlim – sede do encontro europeu juvenil deste ano organizado pela Comunidade de Taizé – numerosos vestígios "evidenciam que a liberdade e a democracia não podem ser dadas por certas e devem ser sempre e novamente vividas e vivificadas". (RL)
 POR: CNBB/RADIO VATICANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário