quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Papa faz duas nomeações para a Igreja no Brasil


Dom Remídio José Bohn e Dom Vital Chitolina
O Papa Bento XVI fez duas nomeações nesta quarta-feira, 28, para a Igreja no Brasil. O Santo Padre nomeou o Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Remídio José Bohn, como novo bispo de Cachoeira do Sul (RS), sucedendo Dom Irineu Silvio Wilges que renunciou por limite de idade - 75 anos - segundo o canon 401, do Código de Direito Canônico.

A outra nomeação foi para a diocese vacante de Diamantino (MT), para a qual o Papa designou Dom Vital Chitolina, até então bispo da diocese de Paranatinga (MT).

Dom Remídio


Nasceu na cidade de Feliz (RS), no dia 21 de maio de 1950. Fez seus estudos primários na escola paroquial no distrito de São Roque, em Feliz. Cursou Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão (RS) e Teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na capital gaúcha. 

Dom Remídio foi pároco na paróquia São Pedro de Poço das Antas (RS); de 1982 a 1986, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Canoas (RS); de 1993 a 1995; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Porto Alegre; de 1996 a 2006, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre.  

Ele foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2006. Atualmente ele é o secretário do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul).

Diamantino


A diocese de Diamantino (MT), vacante desde o ano de 2010, receberá o seu quinto bispo. Dom Vital Chitolina foi transferido de Paranatinga (MT) para assumir 120.084 km², organizado em 13 paróquias, com uma população de quase 300 mil habitantes.

Dom Vital atualmente é o vice-presidente do Regional Oeste 2 (Mato Grosso), foi ordenado bispo de Paranatinga, em 1998. Ele nasceu em 1954, em Tuparendi (RS). O seu lema episcopal é “preparai o caminho do Senhor”.

Da Redação, com CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário