quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Vaticano promove Concurso Internacional de Música Sacra


A Academia Musical Europeia, em parceria com o Pontifício Conselho da Cultura e outras entidades, promove o Concurso Internacional “Música Sacra”, o único no mundo dedicado a jovens cantores solistas de música sacra.

O concurso começa em Roma, na Itália, no dia 15 de novembro e dirige-se a cantores de todas as nacionalidades e religiões. As inscrições terminam no dia 5 de novembro. Para participar, os interessados devem preencher um cadastro e, em seguida, seguir algumas orientações divulgadas no site oficial do concurso:  www.concorsomusicasacra.com

A final está marcada para o dia 19, do mesmo mês, na capital italiana, com um concerto na Basílica dos Doze Santos Apóstolos. O evento será transmitido para todo o mundo pela rede de televisão Telepace.

“A união de diferentes nações e povos numa manifestação multiétnica, inter-religiosa e multicultural permitiu desenvolver laços culturais internacionais, tornando-se um instrumento ativo de edificação de uma cultura dedicada à colaboração fraterna de mundos diversos, para favorecer a compreensão recíproca”, diz a circular divulgada pela Academia Musical Europeia.

O júri do concurso é composto por personalidades de vários países europeus ligadas à Igreja Católica e às artes.

A nota explica que o concurso pode ser uma ocasião para os participantes “mudarem de vida”, num mundo em que é “difícil obter o justo reconhecimento pelo seu empenho e capacidade”.

O valor total dos prêmios é de 10 mil euros, em forma de bolsas de estudo de 500 a 4300 euros. Além disso, os melhores concorrentes serão incorporados no conjunto “Celeste Armonia”.

Na edição 2010, inscreveram-se 1100 artistas dos cinco Continentes, e 130 chegaram à final.

Da Redação, com CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário