sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Começa hoje o 7º Sulão de Catequese em São José do Rio Preto .


“Mistagogia: novo caminho formativo de catequistas”. Este é o tema do 7º Sulão de Catequese. O encontro, que começa hoje, 19, em São José do Rio Preto, e segue até domingo, 21, reunirá representantes das dioceses presentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já foram confirmadas mais de 300 inscrições.
Conferências, trabalhos em grupo e missas fazem parte do programa nas dependências do Ipê Park Hotel. O bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR), dom José Antônio Peruzzo, presidirá, a partir das 14h, a Celebração Eucarística de abertura do 7º Sulão, representando a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Na seqüência, será feito o resgate da história do evento; que aconteceu pela primeira vez em 1988.
O encontro quer conduzir os catequistas a uma formação bíblico-catequética; objetivando o comprometimento efetivo com o processo de iniciação cristã. “A mudança de cultura exige catequistas mais bem formados e atualizados para enfrentar a diversidade da época. Terão que entender o mundo do individualismo subjetivista com uma marca de emoção muito grande. Então, o objetivo é formar líderes que toquem os corações e as mentes dos seus interlocutores, os catequizandos”, explicou dom Paulo Mendes Peixoto.
Tema
A palavra “mistagogia” é de origem grega. Formada pela junção de duas significações (“mist” – mistério e “agogia” – conduzi, guiar), pode ser traduzida como “ação que guia para dentro do mistério”.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário