terça-feira, 16 de agosto de 2011

Inicia festa em preparação aos 200 anos do nascimento de Dom Bosco


Começa nesta terça-feira, 16, o primeiro ano do triênio em comemoração ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco, a ser celebrado em 16 de agosto de 2015.

A preparação, proposta pelo reitor-mor da congregação, padre Pascual Chavez, é marcada por um itinerário de três etapas. Cada uma pretende desenvolver um aspecto do carisma de Dom Bosco, o fundador dos salesianos.

O período, que se inicia hoje e vai até 15 de agosto do ano que vem, tem como tema o conhecimento da história de Dom Bosco e de seu contexto, sua figura, sua experiência de vida e suas opções. O segundo ano temático irá se debruçar sobre a pedagogia salesiana, o sistema preventivo de Dom Bosco e o terceiro vai refletir sobre a espiritualidade do santo da juventude.

Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815 em Turim, na Italia. Foi o sacerdote fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales, conhecida por Salesianos. Foi  canonizado em 1934 e anos mais tarde, aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Desenvolveu a educação infantil e juvenil e o ensino profissional, sendo um dos criadores do sistema preventivo em educação. Seu dia é celebrado em 31 de janeiro.

A Comunidade Canção Nova foi admitida oficialmente na Família Salesiana no dia 21 de janeiro 2009, durante a reunião do Conselho Geral dos Salesianos, em Roma. A notícia foi dada ao fundador desta comunidade católica, monsenhor Jonas Abib, pelo Reitor-Mor dos Salesianos, padre Pascual Chávez Villanueva.

Sobre os Salesianos

Os salesianos são uma organização internacional de pessoas dedicadas, em tempo integral, ao serviço dos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados. Fundados por São João Bosco, um santo educador italiano do século 19, estão presentes em 128 países. Educação e evangelização estão no centro de sua missão. O projeto educativo-pastoral realizado por eles tem por objetivo a promoção integral da pessoa.

Sobre o Sistema preventivo

Com seu estilo educativo e a sua práxis pastoral, baseados na razão, na religião e na amabilidade esse sistema leva os adolescentes e os jovens à reflexão, ao encontro com Cristo e com os irmãos, à educação da fé e à sua celebração nos sacramentos, assim como ao compromisso apostólico, civil e profissional.


Thaysi Santos
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário