segunda-feira, 15 de abril de 2013

Veja a pauta dos assuntos para o sexto dia de Assembleia dos Bispos




Os membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) refletem, na manhã desta segunda-feira, 15, sexto dia da Assembleia Geral, a respeito de assuntos relacionados à Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, que destacam dois aspectos importantes do seu trabalho: o Ano da Fé e suas ações concretas e o Catecismo da Igreja Católica.

Instituído pelo Papa Emérito Bento XVI, o Ano da Fé começou na festa litúrgica do Cristo Rei, em novembro de 2012 e termina em novembro de 2013. Dom Sérgio Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB, em artigo sobre o assunto, convidou os fiéis a uma renovação do Batismo, um crescimento da fé em Cristo, na participação na Igreja e no testemunho cotidiano da fé.

Sobre o Catecismo da Igreja, o arcebispo de Brasília, afirmou: “Sabemos que o Catecismo tem um esquema que pode servir de grande orientação para o próprio Ano da Fé.” Segundo ele, o Catecismo tem muitas respostas sobre assuntos atuais, e isso é geralmente desconhecido.

Ainda pela manhã, os bispos tratam de questões sobre Vida e Família. Um assunto que volta ao debate em plenário é a Questão Agrária. Será apresentada a nova redação do texto que poderá ser aprovado ao final da Assembleia Geral.

Dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, afirmou que o novo documento terá alguns eixos principais, partindo da real situação do povo brasileiro em relação à questão agrária. “Vamos colocar um nome comum, Via Campesina, porque temos diversos segmentos diferenciados de acordo com as regiões brasileiras de pequenos agricultores que trabalham, vivem da terra e produzem o alimento no Brasil".
Nos trabalhos desta segunda-feira, 15, ainda estarão presentes, na pauta, os seguintes temas: votação de textos litúrgicos; novos debates sobre o Diretório da Comunicação; apresentação das Comissões Episcopais para a Amazônia e a Missão continental; notícia sobre o projeto de comunhão e partilha entre as dioceses. 

 Segunda-feira, 15 de abril de 2013, 09h14, André Alves, Enviado especial a Aparecida (SP)
Fonte: Site da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário