quarta-feira, 10 de abril de 2013

Bispos iniciam 51ª Assembleia Geral da CNBB


Teve início nesta quarta-feira, 10, a 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) que neste ano tem como tema central"Comunidade de comunidades - uma nova paróquia". Os trabalhos foram abertos com uma Missa celebrada pelo arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno, às 7h30, no Santuário Nacional. Ao todo, o evento realizado em Aparecida até 19 de abril reúne 361 bispos e arcebispos e 43 bispos eméritos.

Em sua homilia na Missa de abertura, Dom Damasceno lembrou que a Assembleia deste ano acontece no contexto do Ano da Fé, instituído pelo Papa Emérito Bento XVI, e no espírito dos 50 anos do Concílio Vaticano II. “Passaremos juntos os próximos dez dias em oração, partilha fraterna de experiências pastorais, estudo e reflexão. Os momentos de oração e celebração, queremos vivê-los em profunda comunhão com os romeiros, aqui no Santuário, e com os que, em casa, estarão em sintonia conosco. O estudo e a reflexão se estenderão sobre diversos temas de interesse eclesial, mas se concentrarão principalmente em torno do tema central: a renovação de nossas paróquias”, afirmou.

Dom Damasceno confiou os trabalhos da Assembleia à Virgem Aparecida, em cuja casa a reunião se realiza. “Ela que aqui nos recebe, como Mãe, interceda por nós, para que continuemos a ‘evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo’”.

Ao final da celebração, os bispos se dirigiram para o Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, onde o presidente da CNBB declarou oficialmente aberta a Assembleia. Ele citou alguns dos subtemas que serão abordados ao longo do encontro, como o diretório de comunicação, a questão agrária e a Jornada Mundial da Juventude.

Por fim, Dom Damasceno destacou o objetivo de dinamizar a própria missão evangelizadora, para responder eficazmente aos desafios contemporâneos e pediu que todos rezem pelo êxito do encontro. 


 Jéssica Marçal, com CNBB Enviada especial a Aparecida (SP),
 Quarta-feira, 10 de abril de 2013, 11h26. Fonte: Site da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário