terça-feira, 16 de abril de 2013

Papa emérito Bento XVI completa 86 anos nesta terça-feira



Bento XVI conduziu a Igreja Católica por quase oito anos
O Papa emérito Bento XVI completa 86 anos de vida nesta terça-feira, 16. Suas virtudes e qualidades se tornaram marcas em seus quase oito anos de Pontificado, que seriam completados nesta sexta-feira, 19.

Para homenageá-lo, os bispos presentes na 51ª Assembleia Geral da CNBB, destacaram as qualidades e marcas deixadas pelo Papa emérito.

A brandura e paternidade de Bento XVI foi destacada pelo Bispo emérito de Campos dos Goytacazes (RJ), Dom Roberto Gomes Guimarães. Ele recordou que após sua eleição, no Conclave de 2005, alguns ficaram receosos, por ele ser alemão, de que fosse muito rígido e, no entanto não foi assim. "Foi um Papa de uma brandura extraordinária, e portanto naquela missão dele de pastor de toda Igreja, fi uma qualidade que se destacou e que era muito necessária".

Outro aspecto destacado por Dom Roberto é a sabedoria de Bento XVI. "É um grande teólogo e, ao mesmo tempo, teve essa visão de pastorear a Igreja em todo o mundo. Se fôssemos numerar tudo aqui seria uma palestra: 'o perfil de Bento XVI'".

O bispo auxiliar da Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro da Silva, recordou que, entre tantas marcas deixadas por Bento XVI, está a seriedade na questão da vocação do cristão, "de discípulo-missionário". "Ele reforçava muito isso, e toda vez que falava à juventude, valorizava esse aspecto. Um dos pontos que ele sempre trabalhava: não tenham medo ou seja, sejamos convictos da vocação e ousados na nossa transmissão, abordagem no nosso trabalho missionário".

Os ensinamentos sobre a racionalidade da fé, foi destacada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Segundo ele, Bento XVI foi um grande teólogo que demonstrou que, "se a fé tem um coração, uma adesão, também tem bases racionais que precisam ser aprofundadas".

"Diante de um mundo que muitas vezes não raciocina em tantas coisas, esse grande homem, esse grande teólogo, ajudou justamente a colocar essas bases para aquele que realmente acredita, aquele que reza, que tem uma religião, tem uma certa racionalidade naquilo que faz e possa aprofundar sua fé racionalmente, além de sua adesão a Jesus Cristo e a uma vida nova".

Desde o fim de seu Pontificado, no dia 28 de fevereiro, Bento XVI permanece na residência apostólica de Castel Gandolfo, onde aguarda o término das reformas no Mosteiro Matter Ecclesiae, no Vaticano, onde irá residir.  


Terça-feira, 16 de abril de 2013, 08h30, Kelen Galvan, Da Redação, com colaboração de André Alves e Jéssica Marçal
Fonte: Site da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário