sexta-feira, 12 de abril de 2013

Questão agrária é pauta de discussões no 3º dia de Assembleia


Os bispos reunidos em Aparecida (SP) para a 51ª Assembleia Geral da CNBB entram nesta sexta-feira, 12, no terceiro dia de trabalhos. Na pauta de discussões do dia, um dos principais assuntos é a questão agrária. A Conferência realiza um trabalho de estudo, debate e ajustes do texto que vai publicar sobre o assunto.
 
O texto a ser discutido foi elaborado por uma comissão de especialistas em questões agrárias juntamente com vários bispos e representantes de organismos e pastorais relacionados com o tema. Este texto, ao final de cinco reuniões, foi apresentado aos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e hoje foi lançado ao plenário da 51ª Assembleia Geral dos Bispos, em 2013, para se tornar um Documento Azul da CNBB.

Segundo os especialistas presentes nas reuniões, o novo texto será uma atualização de um trabalho da Igreja, de 1980, intitulado “Igreja e os problemas da terra”. Atualmente existe também o Documento 99 de Estudos da CNBB, que trata da “Igreja e questões agrárias no início do século XXI”, aprovado no ano de 2010.

Para o presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Enemésio Angelo Lazzaris, bispo de Balsas (MA), tratar da questão agrária gera um contato com uma tradição “muito bonita”e um compromisso que a Igreja assume desde a criação da CNBB.

“A Igreja, na sua primeira Assembleia Geral, em 1953, em Belém do Pará, já falava das questões do campo. Na segunda, em Aparecida (SP), 1954, o tema central foi Igreja e a Reforma Agrária. Ao menos dez, das 50 Assembleias Gerais da CNBB trataram diretamente de temas como o direito, a justiça, questões agrárias, operárias, sociopolíticas e econômicas. Na 18ª Assembleia, a CNBB teve como tema específico a Pastoral da Terra, que resultou no documento ‘Igreja e os problemas da terra’, este documento é que praticamente norteou a Igreja em relação a questões do campo, por isso a necessidade de um documento novo”.

Logo no início da manhã, os bispos participaram da Santa Missa e em seguida se dirigiram para o auditório, no subsolo da Basílica Nacional, para uma sessão reservada com o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. Por volta de 11h, eles devem retornar ao Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida – CssR, para dar continuidade aos trabalhos.


 Jéssica Marçal, com CNBB, Enviada especial a Aparecida (SP), Sexta-feira, 12 de abril de 2013, 09h58 

Fonte: Site da Canção Nova 

Nenhum comentário:

Postar um comentário