quarta-feira, 24 de abril de 2013

Papa Francisco nomeia bispos para Ribeirão Preto (SP) e Santo Ângelo (RS)



Na manhã desta quarta-feira (24) a Nunciatura Apostólica do Brasil informou que o Papa Francisco nomeou dois bispos brasileiros, um para a arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) e o outro para a diocese de Santo Ângelo (RS).

Dom Moacir Silva estava na Diocese de São José dos Campos (SP) e foi transferido para a arquidiocese vacante de Ribeirão Preto. Dom Liro Meurer que ocupava a função de bispo auxiliar da Arquidiocese de Passo Fundo irá para uma diocese que também pertence ao Estado do Rio Grande do Sul.

Em Ribeirão Preto, a arquidiocese estava sob a administração de padre Nasser Kehdy Netto desde a morte do arcebispo dom Joviano de Lima Júnior, em junho de 2012.

Na diocese gaúcha, dom José Clemente Weber, de 76 anos, teve o seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco.

Dom Moacir é joseense e viveu toda a sua vida o ministério sacerdotal e episcopal na cidade valeparaibana. Por telefone, ao Portal A12, o bispo comentou como recebeu a notícia da transferência:

“Recebi com tremor e temor, mas também com muita confiança na graça de Deus. Agora é tudo novo! É algo que vou ter que conhecer para poder cumprir a missão. A arquidiocese tem uma história de mais de cem anos e nesse primeiro momento será mesmo para conhecer”, disse dom Moacir. 

Dom Moacir informou que o administrador da arquidiocese de Ribeirão Preto ligou para manifestar a alegria pela nomeação e para ajustar os detalhes para a cerimônia de tomada de posse. O bispo informou ainda que, possivelmente, a data da celebração será no dia 23 de junho, mas ainda sem confirmação.   

Para a Diocese de São José dos Campos, dom Moacir deixou uma mensagem: “Povo, continuem unidos na missão com os padres, diáconos e leigos para que a diocese continue seguindo a sua missão”.

Para a sua futura arquidiocese, dom Moacir conta com apoio em sua nova missão: “Quero transmitir o meu abraço e a minha bênção com muito desejo de conhecer a nova Igreja e realizar a missão que o Senhor me confiou”, finalizou.



Dom Moacir Silva

Dom Moacir nasceu em São José dos Campos no dia 16 de julho de 1954. Cursou Filosofia no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Foi ordenado sacerdote no dia 06 de dezembro de 1986, sendo o sexto padre a ser ordenado na Diocese. Foi nomeado bispo no dia 20 de novembro de 2004 e ordenado bispo no dia 11 de dezembro de 2004. Seu lema episcopal é ‘Permanecei em mim’ (Jo 15,4). Ocupada ainda a função de Vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB e membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.

Dom Liro Meurer

Dom Liro nasceu em Montenegro (RS) no dia 13 de julho de 1954. Cursou Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Viamão (RS). Foi ordenado sacerdote no dia 12 de dezembro de 1981, em Salvador (BA). Foi nomeado bispo em 2009. Ocupava a função de bispo titular de Tucca di Numidia e auxiliar de Passo Fundo (RS). Seu lema episcopal é ‘Servir com alegria’.

 quarta-feira, 24 de abril de 2013 · 13:10, Redação Portal A12.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário