domingo, 18 de setembro de 2011

O QUE É CÂNON DA BIBLÍA

    
    Cânon é palavra ligada a "cana." Os antigos usavam uma "cana" em lugar do nosso metro. Era um instrumento de medida. quando se fala de cânon da Biblía se quer falar do critério usado para aceitar como inspirados os livros da Biblía. Tanto no tempo do Antigo Testamento quanto no tempo do Novo, havia muitos livros "candidatos" a ser considerados como inspirados por Deus. Qual foi o critéio, "a medida", ocânon para aceitá-los como Palavra de Deus?
        O processo de "canonização" dos livros que hoje compõem o Antigo Testamento foi longo e difícil. Os hebreus de Jerusalém aceitavam somente os textos escritos em hebraico. Os judeus de Alexandria, no Egito que formavam uma grande comunidade judaica, aceitavam também sete livros escritos em grego ( Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, Tobias, Judite  e os dois livros de Macabeus).No tempo de Jesus, o cânon mais longo já tinha sido aceito e faziz parte da famosa Biblía grega chamada do Septuaginta, ou Setenta ( LXX), frequentemente citada no Novo Testamento. Por essa razão a Igreja cristãa tornou própria, aceitando também os sete livros chamados de "deuterocanônicos" (isto é, do segundo cânon), que não se encontram nas Biblías protestantes.
         O cânon do Novo Testamento teve menos problemas para ser aceito. Não havia dúvidas quanto aos evangelhos, a não ser em relação a alguns trechos, como o episódio da adúltera ( João 8, 1-11) e as conclusões de Marcos ( 16, 9-20) e de João (capítulo 21). As dúvidas maiores diziam respeito a outros livros do Novo Testamento ( Hebreus, a carta de Tiago, a 2ª carta de Pedro, a carta de Judas, a 2ª e a 3ª carta de João, bem como o Apocalipse). O atual cânon do Novo Testamento se consolidou depois do ano 400 da nossa era.

Fonte: Jornal Diocesano A FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário