segunda-feira, 27 de junho de 2011

Arcebispo de Belo Horizonte apresenta projeto da Catedral Cristo Rei, criado por Oscar Niemeyer .

Dentro das comemorações de seus 90 anos, a arquidiocese de Belo Horizonte (MG) apresenta aos fiéis o projeto da Catedral Cristo Rei - Santuário da Divina Misericórdia. O projeto foi elaborado por Oscar Niemeyer, e prevê a edificação de um grande templo, que terá capacidade para receber, em sua parte interna, cinco mil pessoas. A praça externa, que compõe o complexo arquitetônico, poderá acolher outras 15 mil. A Catedral será a sede definitiva da arquidiocese de Belo Horizonte e reunirá todas as Pastorais, além dos meios de comunicação e o Memorial Arquidiocesano.
No próximo sábado, dia 2 de julho, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai apresentar aos fiéis os detalhes da Catedral. A apresentação ocorrerá durante um momento de espiritualidade, no ginásio do Mineirinho, que também contará com a presença do bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol, do padre Fábio de Melo e da cantora Celina Borges. O encontro está marcado para 13h30 e os fiéis podem buscar os convites, que são gratuitos e limitados, em suas respectivas paróquias.
A ideia de construir a Catedral Cristo Rei é antiga, vem desde o início da arquidiocese, com seu primeiro arcebispo, dom Antônio dos Santos Cabral. Quando o primeiro arcebispo chegou à capital mineira, em 1922.
Em 2004, dom Walmor Oliveira de Azevedo, ouvindo perguntas sobre a Catedral Definitiva, decidiu retomar o projeto e o desafio de refletir o papel importante da Catedral para a região: lugar da espiritualidade, da cultura e da educação, da arte e do cuidado com os pobres, do pensamento e do diálogo. Em 2005, dom Walmor viajou ao Rio de Janeiro e pediu, pessoalmente, ao arquiteto Oscar Niemeyer que concebesse o projeto da Catedral Cristo Rei. Convite aceito, um ano depois, em 2006, o arquiteto apresentou uma proposta que, nos anos seguintes, ainda seria retrabalhada e discutida. Até que, em 2010, Oscar Niemeyer assina o contrato referente aos projetos do Conjunto Arquitetônico Catedral Cristo Rei.
De acordo com Oscar Niemeyer, será a última catedral que ele fará. O projeto, de acordo com ele, “tem tudo o que um arquiteto pode querer: aspectos relacionados à estrutura, luz, contraste da forma e da natureza. É uma arquitetura rica, complexa e abrangente”, disse Niemeyer.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo enfatiza a importância do projeto, não só para a região metropolitana, mas para todo o estado, lembrando que “cada Catedral é compromisso com o Reino de Deus”. O arcebispo lembrou ainda que, ao escolher Oscar Niemeyer para conceber o projeto, considerou a importância do renomado arquiteto para Belo Horizonte. A partir dos traços de Niemeyer surgiu o complexo arquitetônico da Pampulha, um dos principais cartões postais da capital mineira, obra que projetou internacionalmente o nome do arquiteto.
                                                                                                     Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário