terça-feira, 21 de junho de 2011

30ª Assembleia do Conselho do Laicato Brasil será em Belo Horizonte


O Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB realiza de 23 a 26 a 30ª Assembleia anual. 

O evento acontecerá na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), onde os leigos vão discutir o tema 'Os cristãos leigos e leigas, discípulos-missionários comprometidos com a vida'.

Segundo Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, presidente do CNLB, a assembleia  será avaliativa para discutir a competência do CNLB, tendo como base o estatuto do Conselho, a Carta de Princípios e as ações programadas no último encontro nacional do laicato, em 2007. 

“A partir do tema, a Assembleia vai debater a vida no seu sentido amplo e não apenas na perspectiva ambiental”, explicou Azevedo.

Esta é a primeira assembleia coordenada por Azevedo, que assumiu a Presidência do Conselho no ano passado. 

“Minha expectativa é conhecer ainda melhor o momento atual do CNLB através da avaliação e buscar novos caminhos de fidelidade à nossa vocação e missão de cristãos leigos”, comenta o presidente.

São esperadas 150 pessoas, vindas dos 17 Regionais da CNBB, incluindo representantes de movimentos religiosos (como Renovação Carismática Católica, Movimento Familiar Cristão, Cursilho de Cristandade), pastorais (da Juventude e da Terra, por exemplo) e associações leigas (Vicentinos, Apostolado da Oração, Legião de Maria, dentre outras), que são entidades filiadas ao CNLB.

Ex-deputado estadual em Minas Gerais e atual vice-prefeito de Itajubá (MG), Azevedo aponta as 'rápidas mudanças do mundo hoje' como um desafio que exige a atuação dos cristãos leigos “tanto na Igreja quanto na sociedade e na política”. 

A Assembleia do CNLB contará com a presença do presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí (MG). A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão Nacional de Diáconos (CND), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), convidadas, confirmaram presença no encontro.
                                                                                                           Redação A12 

Nenhum comentário:

Postar um comentário