terça-feira, 20 de dezembro de 2011

500 moradores de rua celebram o Natal com a Toca de Assis


Reunindo quinhentos moradores de rua entre homens, mulheres e crianças, a Fraternidade de Aliança Toca de Assis realizou no último domingo, 18, no Rio de Janeiro, o “Natal dos Pobres”.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu uma Missa em ação de graças, tendo como concelebrantes o Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Monsenhor Gustavo José Cruz Auler, e o sacerdote da Diocese de Campo Limpo, que dá assistência à Toca de Assis no Rio de Janeiro, Padre Manoel Maria.

Durante a homilia, Dom Orani deixou uma palavra de fé e esperança para os prediletos de Deus e ressaltou a importância de todos os indivíduos se corresponsabilizarem pela vida dos irmãos.

"Estamos a uma semana do Natal e muito alegres porque Deus amou e continua amando tanto o mundo que enviou seu filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, para nos salvar. Somos chamados a sermos irmãos uns dos outros e a viver a paz, a solidariedade. Jesus nasceu, viveu, morreu, ressuscitou e está vivo no meio de nós, logo, queremos mostrar ao mundo, a nós mesmos e à sociedade, que devemos nos corresponsabilizarmos uns pelos outros", afirmou o Arcebispo.

O encontro, que contou com a presença de cem voluntários consagrados, leigos e benfeitores da Toca de Assis, teve uma programação extensa e foi marcado por atividades religiosas, sociais e culturais, onde os moradores de rua receberam cuidados, assistência e meios para uma ressocialização e um Natal digno como filhos muito amados por Deus. Para Irmã Clariana Maria de Jesus, que trabalha diretamente com os moradores da rua, o objetivo do encontro é transmitir aos pobres a alegria e o verdadeiro significado do Natal.
"O pobre não necessita somente de algo externo, pois para eles terem chegado à pobreza externa primeiro eles ficaram pobres no seu interior. Realizar esse trabalho com eles é uma tarefa que exige muito de nós, mas quando nós vemos acontecer e observamos a alegria deles, alegram-se também os nossos corações e somos compensados por todos os sacrifícios. Nesse Natal, nós desejamos proporcionar a eles um dia especial com Santa Missa, roupas novas, e outras atividades, um Natal que eles não têm nas ruas. Mesmo antecipado, nós queremos transmitir essa alegria do Nascimento de Jesus ao coração deles", destacou Irmã Clariana.

Já para a Leiga da Toca de Assis, Claudinéia Nascimento, participar do “Natal dos Pobres” significa cuidar dos pequenos de Deus.

"É gratificante participar desse momento, pois nós, ao longo do ano, sonhamos com esse dia. Há anos que isso acontece e é um dia atípico para eles, que moram na rua, porque podem tomar um café decente, podem almoçar uma comida gostosa preparada com o coração, recebem um presente que é simbólico mas dado com muito amor, conseguem ouvir e vivenciar um pouco mais a Palavra de Deus e é emocionante, é viver o Evangelho e cuidar dos pequenos de Deus, disse.

A Fraternidade dos conhecidos irmãos e irmãs da Toca de Assis, que é formada também por leigos, foi fundada em 1994 pelo Padre Roberto José Lettieri, com o nome de Filhos e Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento. Com o carisma de adoração ao Santíssimo Sacramento e o cuidado com os moradores de rua, a Fraternidade conta hoje com mais de 60 casas no Brasil, em vários estados, e também está presente no Equador e em Portugal.

Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário