segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Nota do Regional Leste 1 fala de royalties e impactos ambientais


O Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro) emitiu uma nota, na última sexta-feira, 25, na qual fala da 10ª Assembleia das Dioceses do estado do Rio de Janeiro. A nota fala sobre os royalties provenientes da bacia de petróleo do pré-sal e os impactos ambientais provenientes da perfuração do solo.
“Somos favoráveis à luta do povo do estado do Rio de Janeiro, que reivindica o aproveitamento dos royalties para o melhoramento das suas condições de vida, isto é, trabalho, educação, saúde e atendimento aos mais marginalizados”, diz um trecho da nota.
Leia a íntegra da nota abaixo:
Nota Pastoral da 10ª Assembleia do Regional Leste 1
Nós, participantes da 10ª Assembleia das Dioceses do estado do Rio de Janeiro, Bispos, Presbíteros, representantes das pastorais e do povo de Deus, diante do vazamento de petróleo na Bacia de Campos, no Poço do Frade, ficamos sensibilizados e apreensivos com os reflexos desse desastre ambiental sobre a vida do nosso povo. Ao mesmo tempo, queremos ajudar na formação do juízo critico na questão dos royalties. Somos favoráveis à luta do povo do estado do Rio de Janeiro, que reivindica o aproveitamento dos royalties para o melhoramento das suas condições de vida, isto é, trabalho, educação, saúde e atendimento aos mais marginalizados.
Diante do impacto ambiental ligado à exploração do petróleo, como o já ocorrido no Poço do Frade, o povo de nosso estado, e não de outros estados da União, é que será prejudicado. Por isso, defendemos o investimento desses royalties em medidas compensatórias para o melhoramento das condições de vida no estado do Rio de Janeiro. A verdadeira questão é: como serão utilizados os recursos provenientes dos royalties, que não podem ser aplicados em beneficio próprio dos políticos ou de grupos econômicos privilegiados.
Interessa-nos também, como Igreja, o desenvolvimento integral, solidário e sustentável dos recursos naturais para o bem comum de nossa região. Esperamos que os royalties não sejam utilizados para aumentar o clientelismo e para fins eleitoreiros, em vista das próximas eleições. Desejamos ver bem resolvida esta causa que toca todo o nosso estado, e confiamos aos nossos governantes, legisladores e a todo o nosso povo a responsabilidade de uma solução justa e digna, criando-se talvez um conselho para administração dos royalties com a participação da sociedade civil.
Rumo à preparação da Conferência Rio+20, que acontecerá em 2012, confiamos na proteção do Senhor e da sua mãe Aparecida para o crescimento integral de nosso povo, sustentado por uma esperança firme.

Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2011.
Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Presidente
Dom Luciano Bergamin
Vice-Presidente
Dom José Francisco Rezende Dias
Secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário