sábado, 9 de novembro de 2013

Saiba por que Igreja celebra a Basílica de São João de Latrão

Sexta-feira, 08 de novembro de 2013, 09h42 - Luciane Marins, Da Redação do Site da Canção Nova.

Na véspera da Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, o Canção Nova em Foco conversa com Felipe Aquino, professor de História da Igreja do Instituto de Teologia Bento XVI na Diocese de Lorena (SP). Ele fala sobre essa Basílica que é considerada a mãe de todas as Igrejas de Roma e do mundo.

“Mãe de todas as Igrejas, porque ela é a Igreja do Papa, a Catedral do Papa, do bispo de Roma e como o Papa é o chefe visível da Igreja, essa torna-se então a Igreja mais importante de toda cristandade,” explica professor Felipe.

A Festa adquire ainda um significado mais profundo já que remete para a missão que o Papa exerce na Igreja. “Lá [na Basílica] está a Cátedra do Papa. A Cátedra é o significado do magistério. Por isso é considerada um símbolo de todas as Igrejas e também um símbolo do magistério do Papa, da missão do Papa de unir a Igreja numa só fé, numa só doutrina, numa só liturgia, numa só organização”.

A Igreja dá tal importância à Basílica que dedica um dia na liturgia para celebrá-la. Em todo o mundo, a Festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão é celebrada no dia 9 de novembro. “É um momento que a Igreja coloca para a gente pensar na importância do próprio Papa. Cristo o colocou como chefe visível da Igreja: 'E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.' (Mt 16,18)”.

A Basílica de São João de Latrão é uma das quatro Basílicas Papais, as outras são: a Basílica de São Pedro, de São Paulo fora dos Muros e de Santa Maria Maior.

Construída por volta dos anos 300, a Basílica  foi uma obra da época do Papa Melquíades, quando o imperador Constantino se converteu ao catolicismo. “Constantino se tornou cristão e a primeira coisa que fez foi impedir a perseguição aos cristãos que havia até ali. E cedeu ao Papa Melquíades o palácio que ele tinha no bairro do Latrão, por isso se Chama São João de Latrão e então construiu a primeira Igreja da cristandade.”

Para concluir, professor Felipe destaca que esta festa quer chamar atenção dos fiéis para o amor que se deve ter com a Igreja. “No fundo o que essa festa quer despertar em nós, é um grande amor pela Igreja, não simplesmente a Igreja o templo, mas a Igreja corpo de Cristo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário