quarta-feira, 7 de março de 2012

Papa escolhe novo arcebispo para Uberaba


Dom Paulo Mendes Peixoto 
 
A nomeação aconteceu por acolhimento ao pedido de renúncia apresentado por Dom Aloísio Roque Oppermann, por limite de idade, ao completar 75 anos, em conformidade com o Código de Direito Canônico, cânon 401.1. Dom Aloísio estava na arquidiocese desde 1996.

O novo arcebispo nasceu no dia 25 de fevereiro de 1951, na cidade de Imbé (MG). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano de Caratinga (MG), além de ter cursado História e ser especializado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro (RJ).

Dom Paulo foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1979, passando a fazer parte do clero de Caratinga. Antes do episcopado, exerceu importantes funções. No período entre 1979 e 1989, foi ecônomo no Seminário Diocesano de Caratinga, e de 1995 a 2005, foi diretor Espiritual, no mesmo local, onde também lecionou Direito Pastoral e Introdução ao Ministério da Salvação no Propedêutico.

Como pároco ou administrador Paroquial, realizou trabalhos em 11 paróquias. Na comunicação, Dom Paulo, já apresentou programas religiosos diários de rádio e foi colunista mensal da revista ‘Diretrizes’, ambos na diocese de Caratinga. Atuou, também, como membro da equipe de redação do roteiro dos Grupos de Reflexão.

Seu lema é: “Para o serviço à vida.”



Quarta-feira, 07 de março de 2012, 09h12  Da Redação, com CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário