Na
noite dessa terça-feira, 7 de fevereiro, foi lançada a logomarca
oficial da próxima Jornada Mundial da Juventude. O evento contou com a
presença de padres, bispos, leigos, autoridades do estado, inclusive,
com o Governador do Rio, Sérgio Cabral. Dom Orani, arcebispo do Rio de
Janeiro, falou a respeito do processo de seleção e da importância de se
levar um evento como a JMJ para o Brasil e, especialmente, para a cidade
carioca. O design da marca é alegre, colorido e possui as cores do
Brasil. A JMJ 2013 será realizada de 23 a 28 de julho de 2013, na
capital fluminense, e atrairá jovens de todo o mundo para o encontro com
o Papa Bento XVI.
O lançamento contou com a presença do
governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, do prefeito da cidade,
Eduardo Paes, do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno, do secretário da Congregação
para os Bispos no Vaticano, Dom Lorenzo Baldisseri, e de cerca de 100
bispos do Brasil e exterior, além de diversas autoridades e
representantes da sociedade.
O diretor geral da Promocat Marketing
Integrado e responsável pelas negociações com a CNBB – Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil e com a Arquidiocese do Rio de Janeiro
para a realização da feira ExpoCatólica como evento oficial da JMJ 2013,
Fábio Castro, elogiou a logo selecionada por possuir tecnicamente todos
os elementos necessários para que a logomarca componha de forma eficaz a
identidade visual do evento. “Foi uma escolha assertiva, uma logotipia
leve, com traços suaves e, ao mesmo tempo, modernos”, disse.
Na logomarca foi utilizada a imagem do
Cristo Redentor juntamente com as cores da bandeira nacional. “Não
poderiam deixar de fora o maior símbolo da Brasil que também é católico e
da Igreja Católica”. Na marca há o detalhe do coração, que remete
imediatamente ao coração de Cristo, acolhedor e gratuito, simples e
direto. “É uma marca que traz em si várias mensagens cristãs, basta um
olhar amplo” concluiu Castro.
A JMJ, em 2013, deve trazer ao país, de
acordo com o Ministério do Turismo, entre 1,5 milhão e dois milhões de
turistas, de mais de 170 países. "Jovens de todos os continentes vão vir
para o Rio de Janeiro. Será um evento marcante e o Governo do Estado
vai trabalhar para que a nossa Jornada seja a melhor da história", disse
o governador
Sérgio Cabral.
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes acredita que o encontro aquecerá a economia da região. "A cidade tem a oportunidade de fazer uma das melhores Jornadas de todos os tempos. Temos a chance de aquecer nossa economia e aumentar os números do nosso turismo”, afirmou.
Sérgio Cabral.
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes acredita que o encontro aquecerá a economia da região. "A cidade tem a oportunidade de fazer uma das melhores Jornadas de todos os tempos. Temos a chance de aquecer nossa economia e aumentar os números do nosso turismo”, afirmou.
A última JMJ teve Madri como sede, e foi
beneficiada com mais de 354 milhões de euros. A comunidade de Madrid
estimou que a JMJ gerou um incremento de 147 milhões de euros no Produto
Interno Bruto da localidade. "Quando estive em Madri fiquei maravilhado
com tudo que aconteceu lá. O evento tem um padrão diferenciado, a
cidade estava lotada.", lembrou Eduardo Paes.
O processo de seleção
Para selecionar a logomarca foi lançado no dia 27 de setembro de 2011 com o edital do concurso para escolher o símbolo da JMJ. Mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) e demonstraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da alegria da juventude católica. No dia 31 de outubro, começou o processo de seleção. As logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL. Em 13 de dezembro duas logos finalistas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma, que escolheu a vencedora em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local.
O processo de seleção
Para selecionar a logomarca foi lançado no dia 27 de setembro de 2011 com o edital do concurso para escolher o símbolo da JMJ. Mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) e demonstraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da alegria da juventude católica. No dia 31 de outubro, começou o processo de seleção. As logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL. Em 13 de dezembro duas logos finalistas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma, que escolheu a vencedora em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local.
Qua, 08 de Fevereiro de 2012 10:40
/ Atualizado - Qua, 08 de Fevereiro de 2012 11:24
por: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário