Os bandeirantes que íam em busca de ouro nas Minas Gerais, no final do século XVII, sequer podiam imaginar que suas andanças de passagem pela região do Vale do Paraíba lançariam as sementes para a criação da Diocese de Lorena, no interior do Estado de São Paulo.
Com dois santuários e 30 paróquias distribuídos em 13 municípios, a estrutura eclesiástica foi criada em 31 de julho de 1937 e está prestes a começar um período todo especial em sua trajetória. O Ano Jubilar de 75 anos de criação será aberto no domingo, 31, por meio de uma cerimônia na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, às 14h30. O Bispo Diocesano, Dom Benedito Beni dos Santos, lerá um decreto de abertura das comemorações, que duram até a Festa da Padroeira de 2012, em 15 de agosto.
"Queremos realizar este Ano no sentido de Jubileu conforme encontramos na Sagrada Escritura: um tempo de alegria e ação de graças à Santíssima Trindade. Queremos agradecer pelo dom da Diocese de Lorena. É também tempo de revisão de vida. Estamos procurando fazer com que todas as Paróquias façam balanço de sua caminhada. É tempo de olhar para a frente, programar o futuro. Procuraremos fazer uma programação para desenvolver ainda mais a vida da Igreja. Espero que, no final do Jubileu, nossa Diocese esteja bem renovada, ainda mais viva, fiel a Jesus e, sobretudo, missionária", ressalta Dom Beni.
Uma das grandes metas desse período é concretizar um plano missionário em todas as paróquias, preparando as pessoas para que se engajem na visita às famílias, escolas, prisões, locais de trabalho, hospitais e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário