quarta-feira, 13 de março de 2013

Porta-voz do Vaticano dá detalhes sobre andamento do Conclave

Padre Federico Lombardi explicou que o Conclave tem acontecido dentro da normalidade

Coletiva no Vaticano
Coletiva de imprensa no Vaticano nesta quarta-feira, 13 (Foto: Mirticeli Medeiros / CN Roma)
 
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, concedeu, na manhã desta quarta-feira, 13, às 13h (horário de Roma – 9h no Brasil), uma coletiva de imprensa no Media Center, local no qual trabalham jornalistas de todo o mundo durante o Conclave.
O sacerdote comentou sobre as duas fumaças pretas que saíram da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais não chegaram a eleger um novo Papa. Ainda de acordo com ele, a multidão que se reúne na Praça de São Pedro, na expectativa do resultado, tem surpreendido-o a cada dia.
“Eu me surpreendi com o número de pessoas (…). Vê-se como a cidade de Roma e os turistas vivem este momento e o quanto amam o Papa”, ressaltou.

Bento XVI e o Conclave
Padre Lombardi falou sobre a oportunidade de conversar, ontem, 12, com o Prefeito da Casa Pontifícia e secretário particular do Papa emérito Bento XVI, Dom Georg Gänswein, o qual trouxe notícias sobre como ele tem vivido estes dias de votação do novo Papa.
“O Santo Padre acompanha o Conclave com muita oração. Inclusive, acompanhou pela TV a Missa de ontem”, ressaltou.  O porta-voz disse também que Bento XVI não estará presente na Missa do novo Papa.

A fumaça desta manhã
De acordo com padre Lombardi, hoje pela manhã foram realizados três escrutínios (votações). Além disso, ele explicou como são formadas a fumaça preta e branca, produzidas a partir de um processo químico. A previsão é que, a partir de tal processo associado a alguns mecanismos eletrônicos, a fumaça dure cerca de sete minutos.

Cardeais
O porta-voz do Vaticano comentou que alguns cardeais escolheram ir a pé da Casa Santa Marta, onde estão hospedados, até o Palácio Apostólico, devido à proximidade.
Padre Lombardi explicou também que dois cardeais chegaram acompanhados na Capela Sistina, mas nada indica que não estejam bem, pois permaneceram bem durante toda a manhã.
Na casa Santa Marta, os cardeais podem usar o tempo livre como quiserem, explicou Lombardi. Podem fazer as refeições, orações, repouso ou conversas entre eles.

Mirticeli Medeiros
Enviada especial a Roma,
quarta-feira, 13 de março de 2013, 9h34
Fonte: Site da Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário