sexta-feira, 15 de março de 2013

Papa Francisco tem um estilo simples e direto, diz porta-voz do Vaticano

                                                                  
Papa Francisco tem um estilo simples e direto, diz porta-voz do Vaticano
Coletiva nesta sexta-feira, 15, com jornalistas (Foto: Mirticeli Medeiros)
 
Nesta sexta-feira, 15, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi realizou outra coletiva de imprensa, na qual começou a traçar as primeiras impressões do Pontificado de Papa Francisco, iniciado há três dias. “Um estilo simples e direto”, disse padre Lombardi.
Aos jornalistas, o sacerdote apontou uma particularidade do discurso proferido, hoje, aos cardeais.
“O Santo Padre dirigiu-se aos cardeais chamando-os de ‘irmãos’, e não de ‘senhores cardeais’, como geralmente acontece”, salientou.
 
Clima de fraternidade entre Papa Francisco e os cardeais
O responsável pelo Domus Santa Marta – local onde os cardeais ficaram hospedados durante o Conclave – disse ao porta-voz do Vaticano que a postura do Papa, principalmente no momento das refeições, o impressionava.
“O Santo Padre, quando chegava ao refeitório, procurava qualquer lugar que estivesse livre. Se portou naturalmente entre os cardeais mesmo após a eleição”, destacou.
 
Mensagem aos bispos e aos católicos argentinos
Padre Lombardi também confirmou a informação sobre uma suposta mensagem que havia sido enviada aos católicos argentinos pelo Papa Francisco logo depois de sua eleição.
“Na mensagem, de fato, o Santo Padre ressaltou que os fiéis não precisavam se preocupar em vir a Roma neste dias, por se tratar de uma viagem longa e cara. Ao invés disso, cada um poderia fazer uma doação aos pobres”, disse.
No entanto, Padre Lombardi acrescentou que o Papa não quis dizer com isso que não deveriam vir a Roma.
 
A repercussão da eleição na Argentina
Padre da paróquia onde o então Cardeal Jorge Bergoglio costumava celebrar foi procurado por centenas de pessoas, as quais recorrem sobretudo à confissão.
“Em Buenos Aires, um clima de festa. Segundo me informaram, aqueles que tem procurado a confissão nesses dias, há anos não se confessavam”, acrescentou.
 
Mirticeli Medeiros
Enviada especial a Roma,
sexta-feira, 15 de março de 2013, 9h51

Nenhum comentário:

Postar um comentário