quinta-feira, 10 de maio de 2012

Saudação da CNBB ao novo bispo auxiliar do Rio de Janeiro


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a nomeação do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), o Cônego Roque Costa Souza. Até agora, ele era o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, na capital carioca, e reitor do Seminário Maior São José.

Nascido no Rio de Janeiro em 1966, o Cônego Roque ingressou no seminário em 1985 e foi ordenado presbítero pelo Cardeal Eugênio Salles em 1994. Sua experiência pastoral se destacou pelo zelo em diversas paróquias e efetiva colaboração na formação de novos presbíteros. Também acompanhou, por muitos anos, diversos movimentos leigos, como as Equipes de Nossa Senhora, Irmandade de São Pedro e a Congregação Mariana.

Nos últimos anos, foi ainda capelão da Polícia Militar do Rio de Janeiro e membro do Conselho Presbiteral, tanto da Arquidiocese do Rio como no Ordinariado Militar.

Expressamos os nossos votos de que o novo bispo exerça um ministério frutuoso e nos unimos na ação de graças que hoje realiza toda a Arquidiocese do Rio ao receber este presente de Deus. Cumprimentamos o Cônego Roque e desejamos que ele seja feliz na nova missão que a Igreja lhe confia.

Brasília/DF, 09 de maio de 2012.


Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário