domingo, 20 de maio de 2012

Igreja celebra hoje Dia Mundial da Comunicações Sociais

A Igreja Católica celebra neste domingo, 20, o 46° Dia Mundial das Comunicações Sociais, afirmando que “silêncio” e “palavra” são partes dos processos de comunicação, nomeadamente quando estão em causa projetos de evangelização. A data é celebrada anualmente pela Igreja na Solenidade da Ascensão do Senhor.


"Silêncio e palavra: caminho de evangelização" é precisamente o tema da mensagem de Bento XVI para esta jornada, onde o Papa sublinha que “o silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo”.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa - 46º Dia Mundial das Comunicações Social


Na mensagem, o Papa destaca que Deus fala ao homem no silêncio e ali também o homem pode se comunicar com Ele.

“Se Deus fala ao homem mesmo no silêncio, também o homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus... Quando falamos da grandeza de Deus, a nossa linguagem revela-se sempre inadequada e, deste modo, abre-se o espaço da contemplação silenciosa. Desta contemplação nasce, em toda a sua força interior, a urgência da missão, a necessidade imperiosa de “anunciar o que vimos e ouvimos”, a fim de que todos estejam em comunhão com Deus".

Segundo o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o grande desafio proposto pelo Papa Bento XVI na mensagem deste ano é bem pertinente porque recorda aos profissionais de comunicação que o silêncio favorece a reflexão para que os temas abordados nas notícias apresentem as palavras mais indicadas para uma comunicação ética e verdadeira.

"Num tempo de tanto barulho e rumor, as pessoas sentem necessidade desses momentos de silêncio, seja na vida pessoal ou na vida social. Um profissional de comunicação, em meio a tanta produção de conteúdos e a pressões para produzir mais, necessita muito mais dessas ocasiões de silêncio", ponderou.
 
 Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário