terça-feira, 3 de maio de 2011

49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontecerá de 4 a 13 de maio, em Aparecida (SP), deverá reunir mais de 300 bispos de todas as dioceses do Brasil. Para que os fiéis possam se sentir um pouco mais perto desse grande evento da Igreja no Brasil, a CNBB está lançando o subsídio de oração "Rezemos com os Bispos do Brasil Reunidos em Aparecida".
A cartilha contém orações para todos os dias da Assembléia. No próprio subsídeo, que pode ser encontrado no site da CNBB (http://www.cnbb.org.br/), destaca-se que todos são convidados a sentirem-se mais próximos dos bispos reunidos em Aparecida.

O que é a Assembléia Geral?
Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembléia, órgão supremo da CNBB, "é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e co-responsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil". Reúne-se ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, quando para fim determinado e urgente, sua convocação for requerida (cf. art.31 Estatuto Canônico da CNBB).

De que trata a Assembléia Geral?
De assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e dos problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização. (Estatuto Canônico da CNBB, artigo 29).

Quem participa?
O artigo 33 do Estatuto Canônico da CNBB diz que "todos os membros da CNBB são convocados para a Assembléia Geral". Também  podem ser convocados os bispos eméritos e bispos não-membros da CNBB, "de qualquer rito, em comunhão com a Santa Sé e tendo domicílio canônico no País" (artigo 106).

Assembléia Efetiva
A presidência da CNBB permanece no cargo apenas por dois mandatos consecutivos.  A cada quatro anos a Assembéia Geral da CNBB elege nova presidência. Em votações separadas são eleitos o presidente, o vice-presidente e o secretário-geral da Conferência. (Estatuto Canônico da CNBB, artigo 43). Tambem são eleitos os presidentes das Comissões Episcopais de Partorais. A posse da nova presidência e dos novos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais acontece antes do término da Assembléia. (Estatuto da CNBB, art.154).

Nenhum comentário:

Postar um comentário