quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Papa canonizará beato Anchieta no início de abril

Dom Damasceno informa:

 O beato José de Anchieta, apóstolo do Brasil, será declarado santo pelo Papa Francisco no início do próximo mês de abril. A informação foi dada, nesta quinta-feira, 27, pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno, durante entrevista nos estúdios da Rádio Vaticano.

“José de Anchieta deixou marcas profundas no início da colonização do Brasil, como também na sua evangelização. Eu creio que ele merece ser cultuado por toda a Igreja”, disse.
Dom Raymundo esteve com o Papa esses dias para falar sobre o beato José de Anchieta. Segundo ele, a canonização será feita de forma equipolente, ou seja, uma cerimônia mais simples, menos solene e que consiste na assinatura de um decreto pelo próprio Papa Francisco, em que ele declara santo o beato José de Anchieta.
Sobre o porquê de não ser realizada uma grande cerimônia, na Praça São Pedro, para a canonização do beato, Dom Damasceno explica que foi uma decisão do próprio Papa. “Ele quis uma cerimônia mais simples, discreta, mas tem o mesmo valor, evidentemente, que quando a canonização é feita de modo mais solene”.

A canonização será comemorada com uma Missa celebrada pelo Papa Francisco e com a presença de bispos e representantes do povo canadense e do Brasil. Isso porque, segundo Dom Damasceno, a canonização de padre José de Anchieta será feita junto com outros dois beatos canadenses importantes para a história da Igreja no Canadá.
“Depois, nós pretendemos também celebrar, de uma forma mais solene, agradecendo a Deus pelo dom desse santo para nós no Brasil, na Assembleia dos Bispos, em Aparecida (SP), quando vamos realizar a próxima Assembleia geral, no fim de abril, começo de maio. Será uma celebração nacional, com a presença, portanto, de todo o episcopado e convidados especiais. Depois, cada Estado fará também a sua celebração solene e com grande participação do povo, sobretudo aqueles Estados que têm muito a ver com a vida de Anchieta”.

O Cardeal também informou que se pretende fazer uma celebração mais restrita no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, mas ainda não há uma data estabelecida, porque depende da agenda do Papa. O Santo Padre já aceitou um convite para visitar o Colégio, que vai comemorar 80 anos em 3 de abril. Segundo Dom Damasceno, os jesuítas estão deixando a direção do colégio, que será assumida pela CNBB.

Fonte: Site da Canção Nova.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Envio do Propedeuta Isaias Galvão de Araújo ao Seminário Diocesano Santo Cura D'Ars de Caicó.


 Hoje, 23 de fevereiro do ano da graça do Senhor de 2014, a Paróquia de Nossa dos Remédios, se rejubila ao enviar mais um seminarista para o Seminário Santo Cura D'Ars da Diocese de Caicó.
Trata-se do propedeuta Isaias Galvão de Araújo nascido em 1º de agosto de 1996 na cidade de Parelhas-RN, sendo filho primogênito do Sr. Evaldo Araújo e da Sra. Maria do Socorro Galvão. Residente e domiciliado na cidade de Cruzêta-RN, recebeu os sacramentos da Iniciação Cristã na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, sendo sua data de batismo, a constar nos anais paroquiais de 07 de dezembro de 1996. Sua família Galvão de Araújo, tipicamente católica, o legou saberes religiosos que foram aprimorados com seu ingresso no Serviço do Altar da Paróquia. Sendo ávido Acólito, começou a sentir o doce toque do Senhor que o chamava e o instigava a buscar o Seminário para um período de discernimento e aprimoramento da vocação que brotou em seu coração. Ao longo desta caminhada como acólito recebeu apoio de seus amigos e familiares, como também das irmãs Josefinas e dos padres que aqui passaram, desde o Revm. Pe. Alcivan Tadeus, passando por Revm. Pe. Erivan Santos, o vigário paroquial e chegando ao Revm. Pe. Amaurilo José.
Isaias adentra ao seminário tendo como pároco de sua paróquia, o Revm. Pe. Amaurilo José da Silva, reitor do Seminário o Revm. Pe. Jerônimo Batista de Araújo e Adm. Diocesano o Revm. Pe. Ivanoff da Costa Pereira, sendo que nossa diocese já foi agraciada com a nomeação do Revm. Pe. Antônio Carlos Cruz Santos MSC. Infinitamente Deus seja louvado por isso!


Tiago Adonias Rochael  Silva é filho do casal Maria das Dores e Tarcisio da Silva, morando nesta cidade de Cruzeta recebeu os sacramentos de Iniciação Cristã na Paróquia de N. S. dos Remédios, logo após foi trilhando um caminho nas diversas pastorais e escutando permanentemente o chamado de Deus, quando concluiu os estudos de nível médio em 2011 e no ano seguinte, em fevereiro de 2012 ingressou no Seminário Santo Cura D'Ars de Caicó tendo como pároco de nossa paróquia o Rvrm. Pe. Héliton Marconi Dantas de Medeiros, como seu primeiro reitor de seminário, o Rvrm. Pe. Fabiano Maurício Dantas e bispado de Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz OFMcap. Após 01 ano de propedêutico, foi aprovado no curso superior de Filosofia na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e atualmente cursa o 3° período junto com os demais seminaristas.O Seminário Diocesano é um período propício para o crescimento espiritual e humano daqueles que vêm com o coração aberto. Costumo dizer que esta instituição é a mais perfeita escola, pois aprendemos aqui a viver e a refletir! Serei eternamente grato por essa oportunidade e peço a oração de todos, para que Deus nos dê perseverança e continue a suscitar no coração dos jovens esse desejo de entregar-se inteiramente a Deus a serviço do seu povo.


Fagner Sérgio de Medeiros Dantas é filho de Cruzeta, sendo seus genitores João Dantas e Lucinete Suely de Medeiros. É o primogênito de uma família que consta ainda de mais dois membros, seus dois irmãos José Augusto e João Victo. Recebeu os sacramentos de iniciação cristã na Matriz de N. S. dos Remédios, e foi nesta que aos poucos foi sendo ouvido o chamado do Senhor ao mesmo. Tendo cursado seus estudos fundamentais nesta referida cidade, pediu no dia 17 de Maio do ano de 2009 ao então reitor do Seminário Santo Cura d’Ars, de Caicó, Pe. Alexsandro, um acompanhamento mais próximo e se fosse da vontade de Deus e da Santa Igreja a sua entrada no mesmo. Ingressou com uma turma de 10 outros rapazes, provindos de diversas partes de nossa Diocese no Seminário de Caicó no dia 23 de Janeiro de 2010, sendo enviado pelo então administrador paroquial de Cruzeta, Pe. Héliton. Sob a orientação do agora reitor do Seminário, Pe. Fabiano e do então bispo de Caicó, Dom Delson, iniciou o semestre do curso de propedêutico (período de adaptação, propício a uma busca de descobrimento pessoal, na qual o novo seminarista busca adentrar no âmbito que está ingressando), já no 2º semestre do mesmo ano iniciou o curso de filosofia, realizado de modo eclesial na própria casa de formação. Tendo concluído a filosofia no término de 2012, foi enviado em Janeiro de 2013 para a Arquidiocese de Natal para cursar a Teologia, estando hoje, no 2º ano de teologia. 

Aos nossos, agora, 03 seminaristas, desejamos um bom discernimento vocacional e as bênçãos de Jesus Redentor!

Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios,
23 de fevereiro de 2014

Francisco preside cerimônia de criação dos novos cardeais, Dom Orani é o novo cardeal brasileiro

A cerimônia de criação dos novos cardeais contou ainda com a presença do Papa emérito Bento XVI
Da redação, com Rádio Vaticano
Bento XVI participa da cerimônia para novos cardeais
Papa emérito participa da cerimônia para criação dos novos cardeais. FOTO: Reprodução/CTV

Com a presença do Papa emérito Bento XVI, o Papa Francisco presidiu neste sábado, 22, o primeiro consistório de seu pontificado, para a criação de 19 cardeais, incluindo 16 eleitores que poderão participar dos próximos eventuais conclaves.
Na homilia, o Papa Francisco disse aos novos cardeais: “a Igreja precisa de vós, da vossa colaboração e, antes disso, da vossa comunhão, comunhão comigo e entre vós”.
“A Igreja precisa da vossa coragem, para anunciar o Evangelho a tempo e fora de tempo, e para dar testemunho da verdade. A Igreja precisa da vossa oração pelo bom caminho do rebanho de Cristo; oração que é, juntamente com o anúncio da Palavra, a primeira tarefa do Bispo. A Igreja precisa da vossa compaixão, sobretudo neste momento de tribulação e sofrimento em tantos países do mundo”, prosseguiu.
 Neste contexto, o Papa pediu proximidade espiritual às comunidades eclesiais e a todos os cristãos que sofrem discriminações e perseguições.
“A Igreja precisa da nossa oração em favor deles, para que sejam fortes na fé e saibam reagir ao mal com o bem. E esta nossa oração estende-se a todo o homem e mulher que sofre injustiça por causa das suas convicções religiosas”, disse o Pontífice.
Depois, Francisco afirmou que a Igreja precisa deste novos cardeais como homens de paz. “Precisa que façamos a paz com as nossas obras, os nossos desejos, as nossas orações: por isso invocamos a paz e a reconciliação para os povos que, nestes tempos, vivem provados pela violência e a guerra”.
Francisco preside cerimônia de criação dos novos cardeais
Dom Orani faz sua profissão de fé e o juramento de obediência ao Papa Francisco e seus sucessores. FOTO: Reprodução/CTV

Após a homilia e um profundo silêncio de recolhimento, o Papa Francisco procedeu à leitura da fórmula de criação e proclamou solenemente os nomes dos novos cardeais, para os unir com “um vínculo mais estreito à Sé de Pedro”.
 Em seguida, os novos cardeais fizeram a profissão de fé e o juramento de fidelidade e obediência a Francisco e seus sucessores. Um a um ajoelharam-se aos pés do Papa, para dele receberem o barrete cardinalício, “sinal da dignidade do cardinalato”, significando que todos devem estar prontos a comportar-se “com fortaleza, até à efusão do sangue”, como refere o ritual.
O Papa entregou depois aos novos cardeais o respectivo anel, para que se “reforce o amor pela Igreja”. Em seguida, foi atribuído a cada cardeal uma igreja de Roma (título ou diaconia) – simbolizando a “participação na solicitude pastoral do Papa” na cidade -, recebendo ainda a bula de criação cardinalícia, momento selado por um abraço de paz.
Dom Orani_cardeal
Dom Orani recebe o barrete e o anel cardinalício. FOTO: Reprodução/CTV

O brasileiro Dom Orani João Cardeal Tempesta, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, recebeu o título da igreja de Santa Maria Mãe da Providência, em Monte Verde, próxima ao Vaticano.
Na tarde de hoje, entre as 16h30 e as 18h30, têm lugar as visitas de cortesia aos novos cardeais, distribuídos por diversos locais do Palácio Apostólico do Vaticano e da sala Paulo VI.
Neste domingo, 23, o Papa presidirá à Missa com os novos cardeais, a partir das 10h, também na Basílica de São Pedro.
Com os novos purpurados, o Colégio Cardinalício passa a ter 218 cardeais vindos de 68 países (53 com cardeais eleitores).
No final da celebração, Francisco foi saudar o Papa emérito Bento XVI.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Religiosa mais idosa do mundo encontra-se com Papa Francisco.

Irmã Cândida, a religiosa mais idosa do mundo, encontrou-se com o Papa Francisco nesta quinta-feira, 20, na Casa Santa Marta, no Vaticano. Data em que celebrou 107 anos de vida.

A religiosa teve a oportunidade de abraçar o Santo Padre. Muito lúcida e em boa saúde, afirmou que “não podemos dizer que conheci o Papa Francisco. Apenas o vi. Havia uma multidão, não tivemos tempo para conversar, não era mesmo possível”. Mas a saudação afetuosa ocorreu. O Pontífice perguntou a ela quantos anos tinha e a cumprimentou pela sua boa saúde.
Ela queria ser missionária na África, mas quando bateu à porta dos Combonianos, existiam 42 pessoas na fila, aguardando para entrar na Congregação. Assim, Alma Bellotti, decide “abraçar a cruz vermelha” dos Camilianos. Desde que vestiu o hábito religioso, passou a se chamar Irmã Cândida. Passaram-se 80 anos daquele dia, “o mais bonito da minha vida”, recorda.
Religiosa mais idosa do mundo encontra-se com o Papa
Religiosa durante a Missa com o Papa Francisco nesta quinta-feira no Vaticano (Foto: Reprodução CTV)

Durante sua vida, viveu sob nove pontificados. Para quem lhe pergunta qual o Pontífice mais lhe agradou nestes 107 anos, Irmã Cândida responde: “O Papa é o Papa, não se discute, é o Vigário de Cristo e é necessário segui-lo sem hesitação”.

A Casa Generalícia dos Camilianos, no centro de Roma, organizou uma festa para celebrar o aniversário de Irmã Cândida. Ao revelar o segredo para chegar aos 107 anos em plena forma, aponta o indicador para o céu e diz: “Ele que faz tudo, eu limito-me a agradecê-lo”. No entanto, “viver com alegria e fazer felizes aqueles que nos rodeiam”, seguramente ajuda.
Sua idade não lhe permite mais realizar o trabalho de assistência, carisma das Ministras dos Enfermos de São Camilo, Santo cujo IV° centenário celebra-se neste ano. Não obstante isto, acorda diariamente muito cedo, arruma seu quarto e às 5 horas já está na Capela para a oração, antes das outras religiosas.

Nascida em Verona em uma família numerosa e simples, Irmã Cândida conta que “nossos país nos educaram, os oitos filhos, na alegria e na santidade. Éramos contentes com o pouco que tínhamos, dia-a-dia”. A vocação e a separação da família representaram o momento “mais doloroso e ao mesmo tempo o mais feliz”.

Atualmente a religiosa vive em Lucca, Itália, e aos jovens aconselha serem “atentos e dóceis à vontade de Deus, a única coisa que nos dá alegria plena”.

  por Kelen Galvan

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O que é o Consistório

Do latim con, que significa junto e, sistere, que significa parar ou ficar firme surge a palavra consistorium que literalmente poderíamos traduzir como “ficar junto” e, na época da Roma imperial, significava “Local de reunião do conselho imperial”. Mais tarde essa mesma palavra passou a designar a reunião do Papa com seus próprios conselheiros, o clero de Roma, chamados cardeais. Colocando de maneira simples, o Consistório nada mais é que a reunião dos cardeais com o Papa.

 Hoje em dia existem os consistórios ordinários, onde estão presentes os cardeais de Roma e os cardeais que estão em Roma na época da reunião e os consistórios extraordinários, nos quais são convocados cardeais de várias partes do mundo e até sacerdotes convidados. Normalmente nos consistórios se dialoga sobre a situação atual da Igreja, falam sobre algum tema específico importante na Igreja atual, se discutem a causa de canonização dos santos e se criam novos cardeais.

No próximo dia 22 de Fevereiro de 2014 se realizará o primeiro consistório para a criação de novos cardeais convocado pelo papa Francisco. Nos dias 20 e 21 se discutirá sobre o tema da família em preparação para o Sínodo dos Bispos que acontece nos dias 5 a 19 de Outubro. No dia 23 o Papa presidirá uma Missa com a concelebração dos novos cardeais.

Conheça os novos cardeais, entre eles o brasileiro Dom Orani João Tempesta, O.Cist., arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil).

1 – Dom Pietro Parolin, secretário de Estado.
2 – Dom Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos.
3 – Dom Gerhard Ludwig Muller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
4 – Dom Beniamino Stella, prefeito da Congregação per o Clero.
5 – Dom Vincent Nichols, arcebispo de Westminster (Grã Bretanha).
6 – Dom Leopoldo José Brenes Solórzano, arcebispo de Manágua (Nicarágua).
7 – Dom Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Québec (Canadá).
8 – Dom Jean-Pierre Kutwa, arcebispo de Abidjã (Costa do Marfim).
9 – Dom Orani João Tempesta, O.Cist., arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil).
10 – Dom Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perúgia-Città della Pieve (Itália).
11 – Dom Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires (Argentina).
12 – Dom Andrew Yeom Soo jung, arcebispo de Seoul (Coreia).
13 – Dom Ricardo Ezzati Andrello, S.D.B., arcebispo de Santiago do Chile (Chile).
14 – Dom Philippe N. Ouédraogo, arcebispo de Ouagadougou (Burquina Faso).
15 – Dom Orlando B. Quevedo, O.M.I., arcebispo de Cotabato (Filipinas).
16 – Dom Chibly Langlois, bispo de Les Cayes (Haiti).
17 – Dom Loris Francesco Capovilla, arcebispo emérito de Mesembria.
18 – Dom Fernando Sebastián Aguilar, C.M.F., arcebispo emérito de Pamplona.
19 – Dom Kelvin Edward Felix, arcebispo emérito de Castries

Fonte: www.A12.COM

domingo, 16 de fevereiro de 2014

10° Encontro dos Aspirantes a Leigos Josefinos

Ontem dia 15 de fevereiro de 2014, aconteceu no Salão de Catequese a 10° reunião com os Aspirantes a Leigos Josefinos da Paróquia de N. S. dos Remédios. O encontro foi conduzido pela Irmã Josefina Conceição Rubiane e teve com tema central a Celebração de Introdução ao documentário Carisma Josefino Clarificado.




sábado, 15 de fevereiro de 2014

Mensagem do Novo Bispo de Caicó a seus Diocesanos.

Olharão para Aquele que transpassaram (Jo 19, 37)

Juiz de Fora, 15 de fevereiro de 2014
Querido povo de Deus presente na Diocese de Caicó
Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus!



Meus irmãos no ministério ordenado, minhas irmãs e meus irmãos consagrados e minhas irmãs e meus irmãos fieis leigos, acolho com muita alegria esta minha nomeação para exercer o ministério episcopal junto com vocês. Acolho com alegria por ter percebido, após um discernimento inaciano, que isto era vontade de Deus. Acolho com alegria por ser no nordeste do Brasil, pois sou carioca filho de alagoanos. Fui batizado e crismado na catedral de Penedo- AL, apesar de nunca ter morado no nordeste. Estive inúmeras vezes visitando o nordeste e sempre me senti identificado com o povo nordestino, com a sua calorosa receptividade, com a sua religiosidade, com o seu folclore, com a sua culinária, com a sua música etc. Faço minhas as palavras de Santo Agostinho: “Para vocês sou bispo, com vocês sou cristão”. Quero caminhar com vocês, buscando fazer com prazer a vontade do Pai.
Quando foi anunciada a minha nomeação estava pregando o retiro para os seminaristas diocesanos de Nova Iguaçu (RJ) e por isso não pude lhes escrever antes. 


Quando fui consultado pelo Núncio Apostólico no último dia 29, me vieram ao coração as palavras do papa Francisco na homilia da missa dos Santos Óleos do Ano passado: “...isto vo-lo peço: sede pastores com o «cheiro das ovelhas», que se sinta este –, serem pastores no meio do seu rebanho, e pescadores de homens”. Também me vieram as palavras do papa Francisco aos bispos responsáveis do Celam, no encerramento da JMJ, no Rio de Janeiro: “Quem guia a pastoral, a |Missão Continental (seja programática, seja paradigmática), é o Bispo. Ele deve guiar, que não é o mesmo que dominar...Os Bispos devem ser Pastores, próximos das pessoas, pais e irmãos, com grande mansidão: pacientes e misericordiosos. Homens que amem a pobreza, quer a pobreza interior como liberdade diante do Senhor, quer a pobreza exterior como simplicidade e austeridade de vida. Homens que não tenham “psicologia de príncipes”. Homens que não sejam ambiciosos e que sejam esposos de uma Igreja sem viver na expectativa de outra. Homens capazes de vigiar sobre o rebanho que lhes foi confiado e cuidando de tudo aquilo que o mantém unido: vigiar sobre o seu povo, atento a eventuais perigos que o ameacem, mas sobretudo para fazer crescer a esperança: que haja sol e luz nos corações. Homens capazes de sustentar com amor e paciência os passos de Deus em seu povo. E o lugar do Bispo para estar com o seu povo é triplo: ou à frente para indicar o caminho, ou no meio para mantê-lo unido e neutralizar as debandadas, ou então atrás para evitar que alguém se atrase mas também, e fundamentalmente, porque o próprio rebanho tem o seu faro para encontrar novos caminhos”. Comungo plenamente com essas palavras e desejo vivê-las no meu ministério.


Tomei consciência que vocês celebrarão 75 anos da criação da diocese no próximo dia 25 de novembro, dia do meu aniversário. Venho para somar nesta caminhada, acolhendo como graça tudo que foi feito pelos meus antecessores: Dom José de Medeiros Delgado, Dom José Adelino Dantas, Dom Manoel Tavares de Araújo, Dom Heitor de Araújo Sales, Dom Jaime Vieira Rocha e Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap. Quero caminhar em caminhar com os meus irmãos no episcopado, sobretudo com os bispos do Regional NE 2.
Também tomei ciência que esta região vive o flagelo da seca, pois não chove há 3 anos. Quero colaborar, em comunhão com a Diocese de Caicó, junto com outras pessoas de boa vontade para amenizar o máximo possível as dores causadas pela seca. Que neste momento sejamos capazes de encontrar Aquele que é a fonte que jorra para a vida eterna. Oxalá, saciados por esta fonte, possa jorrar do nosso seio rios de água viva.
Fiquei feliz em saber que os Meios de Comunicação são uma prioridade para a Evangelização nesta Diocese. Alegrou-me em saber que vocês são solidários com outra diocese mais carente de clero e souberam dar da sua própria pobreza, enviando irmãos presbíteros. 


Ao longo dos meus 21 anos de ministério presbiteral trabalhei a maior parte do tempo como formador, por isso quero acolher a todos os seminaristas de nossa diocese. Convido a Diocese a rezar e a promover as vocações sacerdotais e religiosas. Como religioso MSC trabalhei em comunhão com a CRB. Quero acolher com um carinho especial todos os consagrados e todas as consagradas. Trabalhei também com a Pastoral da Juventude, pois minha vocação brotou neste meio. Quero acolher todos os jovens com carinho e convidá-los a oferecer o vigor da sua juventude para a edificação do Reino de Deus. Fui vigário paroquial em diversas paróquias. Acolho todas as paróquias da nossa diocese convidando-as a serem uma igreja viva. Durante vários anos acompanhei nas casas de recuperação para dependentes químicos. Admiro o trabalho daqueles que se dedicam a esta missão tão redentora. Convido aos nossos dependentes a acreditarem na libertação que Cristo trouxe. Ultimamente estava acompanhando um grupo de casais. Que possamos fazer o melhor para que nossas famílias sejam uma igreja doméstica. Acolho todos os enfermos e idosos, todos os que sofrem, todos os que se sentem excluídos, que possamos encontrar Aquele que cura os corações feridos.


Por fim, quero acolher e estar aberto a todos, não só aos membros da Diocese de Caicó, mas aos irmãos e às irmãs de outras denominações religiosas, aos irmãos e às irmãs que não creem. Com certeza Aquele e aquilo que nos une é muito maior do que tudo aquilo que nos separa. 
Quando o Núncio Apostólico me apresentou o nome da Diocese a primeira coisa que me veio a mente foi a canção tão conhecida: “O mana deixa eu ir, o mana eu vou só. O mana deixa eu ir, para o sertão de Caicó”. Com certeza eu não vou só. Vou impulsionado pelo Espírito daquele que me enviou, vou apoiado pela Congregação dos Missionários do Sagrado, minha família religiosa, vou sabendo que estarei indo para o meio de irmãos e irmãs. A canção vai me levando.


Minha ordenação episcopal será no dia 10/05/14, véspera da Festa do Bom Pastor, às 9h, na Matriz de S. Pedro de Alcântara, no bairro de Alcântara, em S. Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, na Arquidiocese de Niterói. A posse está marcada para o dia 24/05/14, às 17h na Catedral de Santana, aí em Caicó.
Rezem por mim para que eu seja fiel Àquele que me confiou esta missão. 
Que Nossa Senhora do Sagrado Coração, que S. José – exemplo e padroeiro daqueles que amam o Sagrado Coração e Santana possam interceder por todos nós. 

De peito aberto:
Pe. Antonio Carlos Cruz Santos, msc

Início da Catequese de 1ª Comunhão e de Crisma 2014.

 Hoje dia 15 de fevereiro de 2014, no Centro Social de nossa Paróquia de N. S. dos Remédios ás 9h tivemos a abertura da Catequese de Primeira Comunhão e Crisma, estavam no encontro os Catequisandos, Crismandos, Catequistas, Pais e Responsáveis, além da Religiosa Josefina Ir. Conceição que organizou o encontro. Desejamos aos novos catequisandos e crismandos perseverança na caminhada, muita luz e bençãos a cada encontro.





                                                              Catequese de Crisma


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Início da Formação Biblíca e Liturgica

 Ontem dia 13 de fevereiro de 2014, ás 19h30min no Centro Social de nossa Paróquia de N.  S. dos Remédios, foi realizado o início da formação Bíblica e Litúrgica para a nossa comunidade paroquial. A formação foi idealizada pelo nosso Pe. Amaurilo José na Assembleia Paroquial para o ano de 2014. A formação deve continuar quinzenalmente durante todo o ano. O primeiro encontro foi baseado na Exortação Apostólica Evangelli Gaudium do Papa Francisco. 
Confira as fotos da primeira formação.





quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO DE CAICÓ


O papa Francisco nomeou hoje, 12 de Fevereiro de 2014, o padre Antônio Carlos Cruz Santos como bispo da diocese de Caicó (RN), atualmente provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), na arquidiocese de Juiz de Fora (MG).
Padre Antônio é carioca, 52 anos, nasceu em 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Aos 22 anos, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração (MSC), em Juiz de Fora. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ). Em 1987, fez a experiência do noviciado, com profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988. Concluiu os estudos de Teologia no Instituto Santo Inácio, em Belo Horizonte (MG). Recebeu a ordenação presbiteral em 12 de dezembro de 1992. Entre 1995 e 1997, atuou como formador dos juniores. Também ocupou a função de promotor vocacional e formador dos postulantes, de 1998 a 2001.
Atividades
A trajetória presbiteral de padre Antônio Carlos é voltada aos trabalhos de formação de seminaristas. Foi mestre de noviços de 2003 a 2011. Assumiu o cargo de provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012, e posteriormente em Juiz de Fora, no qual permaneceu até a data de sua nomeação como bispo. Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, na Cidade de Deus (RJ), Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Contagem (MG), São Judas Tadeu, em Belford (RJ), Senhor Bom Jesus, em Pirassununga (SP) e Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG).


Fonte: Diocese de Caicó.

Nossa Paróquia de N. S. dos Remédios em comunhão com a nossa Diocese de Caicó e com a Igreja agradece, festeja e reza a Deus  pelo seu novo Bispo. A Diocese de Caicó estava com a Sé Vacante a 1 ano e meio tendo como Administrador Diocesano o Pe. Ivanoff da Costa Pereira. A nós agora vamos esperar pela chegada do nosso Bispo e Rezar por ele e seu Pastoreio aqui no seridó do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Inscrições para a Pia União de Santa Terezinha do Menino Jesus


Comunicado,

Estão abertas as Inscrições para a Pia União de Santa Terezinha do Menino Jesus, a Pia União de Santa Teresinha é uma associação de fiéis da Igreja, querida e incentivada pelo Papa Pio XI, e tem por objetivo levar seus membros a uma vida guiada pelos ensinamentos da santa e serem divulgadores de sua espiritualidade.
Os fins principais da Pia União são:
1. Promover entre os associados uma vida cristã mais fervorosa.
2. Trabalhar em favor das vocações religiosas, missionárias e sacerdotais, e difundir cada vez mais o apostolado católico.
3 Propagar a devoção à Santa Teresinha do Menino Jesus.

Em nossa comunidade Paroquial de Nossa Senhora dos Remédios esta associação está sendo ampliada pelo leigo Matheus Almeida, os interessados podem procura-lo ou a secretaria paroquial para dar o nome.

Atenciosamente:
Coordenação do movimento


Cruzeta RN, 10 de fevereiro de 2014.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Primeira Reunião do ECC 2014

Hoje dia 02 de fevereiro de 2014, após a Missa Dominical da noite houve no Centro Social de nossa Paróquia de N. S. dos Remédios a primeira reunião do Encontro de Casais com Cristo do ano de 2014, com a presença do nosso Padre Amaurilo José.